
3 dicas para uma cozinha Zero Waste - Parte 1
Passos tão simples, que nem vais sentir a diferença!
Vamos desligar o complicómetro e tornar a nossa cozinha mais amiga do ambiente! 😃
Hoje trago-te 3 dicas que não implicam muita adaptação e ainda te vão ajudar a poupar uns trocos. Algumas delas são swaps diretos de produtos e outras são hábitos simples a pôr em prática.
1. Esponja vegetal de luffa/bucha vs Esponja tradicional para a loiça
A luffa, também conhecida como bucha (no Brasil), é uma esponja vegetal que é usada para substituir as esponjas de plástico. 🥒
Como é que utilizo uma luffa? Tal como qualquer outra esponja!
Ao humedecermos a luffa, ela torna-se macia e maleável, perfeita para lavarmos a nossa loiça - Psssst mesmo a mais sensível! 🤭
No fim da sua vida útil, pode ser compostada em qualquer tipo de sistema de compostagem. Descobre mais no nosso post sobre as luffas.
2. Escova de sisal vs Escova tradicional para a loiça
A escova de sisal é um dos meus utensílios favoritos para lavar tábuas, tachos, frigideiras, grelhas e a placa de indução.
As fibras são firmes o suficiente para remover pedaços de comida que estejam agarrados na superfície da loiça/tachos, e igualmente macias de modo a não danificar as superfícies das frigideiras com revestimento antiaderente ou as placas de indução.
3. Reutilizar frascos
Infelizmente, o nosso sistema de reciclagem não funciona tal como desejamos. Em Portugal, são poucos os ecopontos, e apenas 16,1% dos resíduos urbanos são reciclados.
O vidro, na sua maioria, é infinitamente reciclável, mas a matéria-prima que o compõe - areia de sílica - não é infinita, porque é um recurso de regeneração lenta.
Então o que podemos fazer com os frascos que sobram das polpas, compotas, etc.?
Bem, reutilizamo-los! 🫙💚
Vou dar-te alguns exemplos de como eu utilizo os frascos. Vamos lá:- para comprar produtos a granel;
- para congelar, conservar ou guardar alimentos;
- para levar molhos ou temperos para a marmita;
- para levar snacks ou fruta para o trabalho;
- como recipiente para lavar pincéis;
- para guardar lápis, canetas ou pincéis;
- para guardar farrapos de limpeza.
Uma vida consciente não é difícil de pôr em prática. Se avançarmos ao nosso ritmo, através de pequenos hábitos e mudanças simples, quando dermos conta já farão parte da nossa rotina.
E tu, que uso dás aos frascos? 🤔
Partilha connosco as tuas ideias mais criativas!
Leave a comment